Produtos em MDF sublimático
Caso você ainda não sublime MDF pode estar se perguntando quais produtos poderá fabricar. Ai vão algumas dicas:
- Porta CD e DVD;
- Porta controle remoto;
- Chaveiros em MDF;
- Porta treco;
- Artigos de decoração;
- Porta retratos;
- Quadros. etc.
Nesse post vamos falar um pouco sobre a sublimação no MDF Meraki e o passo a passo de como realizar a sublimação de maneira correta, no entanto nem todos equipamentos para sublimação utilizam as mesmas configurações, pois possuem construções físicas e de hardware diferentes.
Então este é apenas um guia básico com parâmetros mutáveis, para você que nunca sublimou MDF ou que já sublima outros MDFs aplicando resina.
Impressora, papel e tinta.
Qual tipo de prensa devo utilizar?
Não existe nenhuma exigência muito técnica em relação a prensa, porem quanto melhor a qualidade e precisão de força e temperatura, melhor será o resultado final do seu material. Recomendamos prensa plana que atinja a temperatura de 200º.
Como sublimar pequenos formatos? (chaveiros, porta copos...)
Os pequenos formatos são peças pequenas como chaveiros e porta copos, peças nesse formato tendem a ter um melhor desempenho nas prensas de sublimação.
Retire a película de proteção.
Temperatura: aqueça a prensa a 170 graus
Tempo: prense por 25 segundos
No caso de sublimação de duas faces; após a primeira face ser sublimada espere cerca de 2horas até que o MDF esfrie e sua resina se reestabeleça, para segunda prensagem utilize 170 graus por 20 segundos. (utilize algum material como papelão virgem ou MDF cru sobre a face já sublimada para não queimar a tinta).
Como sublimar grandes formatos? (fotos)
Peças como chapas e quadros tendem a demorar mais na prensagem para obter um melhor resultado.
Retire a película de proteção.
Temperatura: aqueça a prensa a 170 graus
Tempo: prense por 130 segundos
Obs: cada maquina possui sua regulagem de temperatura e prensagem, faça testes e procure o melhor resultado para seu equipamento.