Como sublimar MDF Meraki?



 




Produtos em MDF sublimático

Caso você ainda não sublime MDF pode estar se perguntando quais produtos poderá fabricar. Ai vão algumas dicas:

  • Porta CD e DVD;
  • Porta controle remoto;
  • Chaveiros em MDF;
  • Porta treco;
  • Artigos de decoração;
  • Porta retratos;
  • Quadros. etc.

Todas as chapas Meraki possuem na laminação uma resina que possibilita a sublimação sem a necessidade de aplicar outra resina. As chapas também possuem a película de proteção que deixam as peças com um corte limpo sem a necessidade de limpeza e um transporte seguro.

Nesse post vamos falar um pouco sobre a sublimação no MDF Meraki e o passo a passo de como realizar a sublimação de maneira correta, no entanto nem todos equipamentos para sublimação utilizam as mesmas configurações, pois possuem construções físicas e de hardware diferentes.

Então este é apenas um guia básico com parâmetros mutáveis, para você que nunca sublimou MDF ou que já sublima outros MDFs aplicando resina.


Impressora, papel e tinta.

A impressora deve aceitar tintas sublimaticas, hoje existem varias marcas no mercado que podem ser adaptadas para esse tipo de tinta, desde impressoras de pequeno porte até impressoras de escala industrial, para quem esta começando nesse mercado recomendamos impressoras como a L395 ou L3150 que é a substituta nesta linha da EPSON.
Existem vários tutoriais na internet de como fazer a troca da tinta para tinta sublimatica, basta apenas seguir o passo a passo e você obterá bons resultados de impressão.
Para fazer qualquer tipo de sublimação é necessário que sua impressora trabalhe com tinta sublimável, existem varias marcas de tinta sublimatica hoje no mercado, no entanto algumas tintas tendem a ter melhores resultados, assim como a tinta Genesis.  
Assim como a tinta a folha também deve ser sublimatica, as folhas de papel Mecolor tem melhor desempenho na capacidade transmissível da tinta para o material do que outras marcas de folha.


Qual tipo de prensa devo utilizar?

Não existe nenhuma exigência muito técnica em relação a prensa, porem quanto melhor a qualidade e precisão de força e temperatura, melhor será o resultado final do seu material. Recomendamos prensa plana que atinja a temperatura de 200º.

   


Como sublimar pequenos formatos? (chaveiros, porta copos...)

Os pequenos formatos são peças pequenas como chaveiros e porta copos, peças nesse formato tendem a ter um melhor desempenho nas prensas de sublimação.

Retire a película de proteção.
Temperatura: aqueça a prensa a 170 graus

Tempo: prense por 25 segundos

No caso de sublimação de duas faces; após a primeira face ser sublimada espere cerca de 2horas até que o MDF esfrie e sua resina se reestabeleça, para segunda prensagem utilize 170 graus por 20 segundos. (utilize algum material como papelão virgem ou MDF cru sobre a face já sublimada para não queimar a tinta).


Como sublimar grandes formatos? (fotos)

Peças como chapas e quadros tendem a demorar mais na prensagem para obter um melhor resultado.

Retire a película de proteção.

Temperatura: aqueça a prensa a 170 graus

Tempo: prense por 130 segundos

Obs: cada maquina possui sua regulagem de temperatura e prensagem, faça testes e procure o melhor resultado para seu equipamento.



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.